Pedajogo: potencialidades pedagógicas em jogos de entretenimento
“ Pedajogo” foi uma ação de extensão realizada na FE/UFG, articulando ensino, pesquisa e extensão, que integrou os projetos de Extensão “Tecnologia e Formação Humana” FE-238 /PROEC 2016/2017 e projeto de Pesquisa “Softwares para o Estudo da Matemática: ampliando espaços para o estudo da matemática e formação de professores” SAP- 42226/UFG, coordenados pela prof. Dr. Maria de Fátima Teixeira Barreto FE/UFG. Esta ação contou com o apoio do LabIN- Laboratório de Educação Tecnologia e Inclusão, da Faculdade de Educação/UFG e com a parceria da ONG SETE- no setor Madre Germana 2.
Sua equipe de execução contou com estudantes de graduação, bolsista de pesquisa (PROLICEN) e extensão (PROEC), pós graduação, professores da rede Estadual de Ensino participantes voluntários da ONG SETE:
1 Maria de Fátima Teixeira Barreto - Prof. Fac. Educação/UFG; Coord. do Grupo PEMSI e do LAbIN/FE/UFG.
2 João Paulo Godoy - Pedagogia FE/UFG ; Coord. Pedagógico SETE- ONG
3 Wanessa Manhente - Licenc. Pedagogia FE/UFG ; Coord. Pedagógica SETE- ONG
4 Rebeca Cardoso de Andrade- Pedagogia FE/UFG (Bolsa PROBEC/ PROEC/UFG)
5 Kassia Almeida de Araújo - Pedagogia FE/UFG (Bolsa Prolicen/ PROGRAD/UFG)
6 Andreia Ferreira Ricardo Dias Alves - Pedagogia FE/UFG (Bolsa Monitoria/ PROGRAD/ UFG)
7 Marília Rampanelli - Lic. Matemática; Mestranda CEPAE/UFG
8 Rosemeire Barreto dos Santos - Lic. Letras FL/UFG. Prof. da Rede Estadual de Ensino (SEDUCE-GO)
Em reuniões semanais, no LabIN/FE/UFG, a equipe estudou os jogos e elaborou atividades a partir de momentos e cenas do jogo, de modo que ao resolvê-las os estudantes pudessem tanto melhorar suas estrategias de jogo, como aprender sobre números e resolução de problemas. Deste modo, contribuiu com a formação de professores, visto que os encontros eram abertos a professores em geral e estudantes de graduação que tinham nos encontros a oportunidade de articular o estudado nos curso de formação inicial (licenciaturas) à vivência com estudantes do Ensino Fundamental que frequentavam a ONG SETE, por meio das oficinas nas quais jogavam e realizavam as atividades elaboradas.
Em 2017-2 a ação Pedajogo, ampliou sua atuação, numa parceria com o LEMAT/IME/UFG e se transformou em Projeto de Extensão @PED: ações pedagógicas em ambientes digitais. Numa nova configuração, mas sempre retomando o vivido e compreendido no Pedajogo, o @PED desenvolverá o estudo de outros jogos, promoverá novas experiências e buscará o aprofundamento de questões que emergiram nos encontros realizados, tais como o campo conceitual da adição e multiplicação, formação do professor para a inserção do jogo digital na sala de aula, e sobre a didatização do jogo.
Os jogos estudados em 2016-2 e 2017-1 , quais sejam Plantas vs Zumbis, Hill Climb, Finn Limões, Farm Town, Roller Coaster encontram-se de fácil acesso na internet. A descrição dos mesmos e as atividades elaboradas na oficina Pedajogo estão disponíveis aos professores que desejem realizar com seus alunos a experiência de utilizar jogos digitais de entretenimento em processos educacionais para o estudo da matemática, nos links divulgados nos PDF a seguir:
Plantas vs Zumbis
O jogo foi projetado por George Fan, desenvolvido pela PopCap Games em 2009 com o gênero tower defense (estratégia em tempo real), facilmente encontrado na internet e serve às seguintes plataformas: Windows, Mac OS X, Android, iPhone, Xbox, Xbox 360 e Nintendo DS. Pode ser baixado ou jogar online
O desafio do jogo é deter os zumbis antes que eles consigam invadir a casa do jogador. Para detê-los deve-se usar boas estratégias e plantar as plantas mais adequadas para atacar os vários tipos de zumbis. Existem 49 tipos de plantas atiradoras e outras 26 usadas para acelerar, confundir, enfraquecer e matar os zumbis antes que eles consigam alcançar a porta de entrada da casa. Para adquirir pontos/dinheiro, é preciso pegar os sóis que vão caindo durante a batalha, e plantar os girassóis que deles saem outros sóis, cada sol pego o jogador ganha 25 pontos, esses pontos são utilizados para comprar as plantas que variam de valores, entre 25 e 200 pontos.
Em algumas fases do jogo o desafio pode dificultar, podendo ser em um tempo determinado para se plantar, ou em uma quantidade limitada de plantas e sois, desta forma é necessário ainda mais habilidade e concentração do jogador.
Embora este jogo não tenha sido concebido com objetivo de explorar conceitos e idéias exploradas pela escola, vislumbramos algumas possibilidades pedagógicas para o estudo da Matemática e da leitura/escrita. Conheça algumas destas atividades para estudantes em diversos níveis de jogo e diversas experiências com a Matemática baixando o PDF
Hill Climb
O jogo foi desenvolvido por Fingersoft, em 2012, com o gênero corrida, facilmente encontrado na internet e serve às seguintes plataformas Android, iOS, Microsoft Windows, Windows 10, Windows Phone. Pode ser baixado ou jogar online Link-Web: http://www.clickjogos.com.br/jogos/hill-climb-racing/
O desafio do jogo é chegar ao final da trilha. Para isto, deve-se cuidar do percurso para não deixar o veículo tombar, ou o combustível acabar o que se faz com a destreza do jogador e com a aquisição de moedas que estão espalhadas pelo circuito. As moedas se apresentam em valores de 5, 10, 25, 50, 100, 500 e podem ser utilizadas para comprar e turbinar veículos e destravar as fases.
Quando o jogador perde a partida aparece a tela de pontuação do jogador e é apresentado a ele o motivo que o fez perder. O jogador pode turbinar seus veículos da melhor forma para cada fase, por exemplo comprando novas suspensões, pneus, tração nas rodas, entre outros. Acertar é conseguir moedas e se manter na trilha, sem tombar. A medida que anda na trilha o avanço é registrado, numa linha de percurso com a marcação da quilometragem atingida/quilometragem a atingir; á medida que se consegue moedas vai registrando o valor atingido. Quando o veículo tomba por inabilidade do jogador ou devido à pouca condição do veículo, o jogo recomeça do início da trilha mas não perde as moedas adquiridas. Se o veículo não tomba o jogador vai seguindo a trilha até atingir o percurso exigido pelo nível, outro percurso é dado ao jogador.
Não é um jogo com intenções pedagógicas, porém possibilita desenvolvimento motor, atenção, comparação de valores numéricos, leitura e interpretação de número, leitura de pequenos textos descritivos das ferramentas para turbinar o veículo, compreensão sobre partes e potenciais de um veículo.
Conheça as atividades elaboradas para estudantes em diversos níveis de jogo e diversas experiências com a Matemática baixando o PDF.
Finn Limões em Fuga
O jogo foi desenvolvido por The Podge em 2014, produzido pela Cartoon Network e representa o gênero é ação. Está disponível na internet podendo ser jogado somente on line. Link Web: http://www.jogos360.com.br/hora_aventura_limoes_em_fuga.html
Neste jogo, o personagem Finn do desenho “Hora da Aventura” precisa passar diversas fases, capturando limões que lhe dão vida e libertando monstrinhos pelo caminho, tendo que encarar diversos desafios, tais como piscinas de ácido, aranhas e ratos gigantes, dentre outros.
Durante o jogo, o personagem ganha poderes que facilitam o percurso, como soltar fogo. O jogador perde quando os animais (ratos, morcegos) atingem o personagem Finn por mais de uma vez, quando o personagem cai nas piscinas de ácido, entre outros obstáculos. Quando isso ocorre, um som que representa o “grito” do Finn é emitido e o jogo volta ao início da fase. Logo após, aparece na tela a pontuação que o jogador adquiriu no nível.
Para vencer é necessário que o personagem consiga entrar numa grande porta de saída, quando isso acontece o personagem comemora pulando e levantando as mãos para o alto, o som neste momento muda e também aparece na tela os pontos adquiridos pelo jogador.
O Finn Salvando Limões não foi concebido com proposito pedagógico escolar, entretanto, o fato de ter limões com valores múltiplos de 10, fez com que a equipe de investigação vislumbrasse possibilidades de ação pedagógica para estudo do número e operações e da leitura e escrita.
Conheça as atividades elaboradas para estudantes em diversos níveis de jogo e diversas experiências com a Matemática, baixando o PDF
Finn Saltitante
O jogo, de ação e aventura, foi desenvolvido por Turner Broadcasting. É facilmente encontrado na internet e serve à plataforma Android. Pode ser baixado ou jogar online Link-Web: www.cartoonnetwork.com.br/jogo/finn-saltitante-hora-de-aventura.
Tem como personagens Finn e Jake, cuja missão é resgatar a princesa Jujuba que foi sequestrada pelo Rei Gelado. Esse resgate é um corrida contra o tempo, pois o Rei Gelado quer se casar com a princesa. O desafio é chegar ao reino gelado, e o modo de se locomover é pelo impulso de chutes no traseiro. Para Jake dar esse chute em Finn é preciso observar um medidor. O momento certo para o chute é quando o ponteiro atinge o ponto mais alto. No caminho, é preciso conquistar pontos que serão usados para comprar melhorias e receber upgrades no impulso do chute.
É possível a partir dos números apresentados pelo jogo, expressando altura, comprimento e pontuação, elaborar atividades que envolvam adição, subtração, multiplicação, divisão, dobro, medidas de tempo, e distância, dentre outros.
Conheça algumas atividades elaboradas para estudantes em diversos níveis de jogo e diversas experiências com a Matemática baixando o PDF.
Farm Town Happy Day
Foi desenvolvido por Foranj em (não achei o ano), seu gênero é simulação, produção, venda e ampliação; serve a plataforma Android e pode ser baixado pelo link-web: (esse Farm Town parece que não tem mais para baixar, se tem não consegui encontrar)
Tem como objetivo produzir produtos que atendam os desejos variados de seus clientes e, a partir de suas vendas pensar em maneiras estratégicas de ampliação da produção de produtos bem como ampliação física da fazenda .
Seus desafios são conquistar uma quantidade de estrelas que lhe permita passar de nível; conseguir plantar, colher, armazenar e vender seus produtos para conseguir moedas suficientes para ampliar sua produção e espaço físico; conseguir rubis para agilizar o tempo de produção e/ ou conseguir um produto que falta; ter cuidado para não produzir além da sua capacidade de armazenamento; perceber se compensa fazer certos investimentos para atender seus clientes, dentre outros. Enfim, o jogador deve ser um bom estrategista, pois é necessário conhecer os clientes, quais produtos eles mais procuram e quais os investimentos são prioridade. A cada nível o jogo se torna mais difícil e é preciso ser mais ágil para conquistar as estrelas.
Esse jogo também não tem ideais pedagógicos, contudo, as moedas, as estrelas, os rubis, possibilita trabalhar muitos conceitos matemáticos, e os diálogos e informações variadas no decorrer do jogo permite atividades de leitura e escrita.
Conheça mais atividades como esta para estudantes em diversos níveis de jogo e diversas experiências com a Matemática, baixando o PDF.
Roller Coaster Tycoon 2
Esse jogo faz parte de uma série de jogos de computador desenvolvida pelo programador Chris Sawyer em 2002, com o gênero simulação e gerenciamento. Serve à plataforma Microsoft Windows e pode ser baixado através do link-web: https://www.youtube.com/watch?v=44nMqUMsK-c
O objetivo do jogo é conseguir criar e gerenciar um parque de diversões, buscando conquistar uma quantidade x de clientes em determinado tempo, usando como estratégia para tal a criação de brinquedos, barracas de lanches, dentre outras.
O desafio é despertar o interesse de seus clientes, bem como, manter o parque limpo, organizado e atraente. Para além disso, o gestor deve estar atento ao fluxo de dinheiro, observando seus orçamentos e tomando decisões sobre preço de entrada dos brinquedos e valor dos lanches, além de se preocupar com alguns contratempos como brinquedos que se quebram.
Roller Coaster Tycoon 2, embora não tenha foco pedagógico, permite muitas possibilidades tanto para desenvolvimento da leitura e escrita como do raciocínio lógico matemático.
Conheça mais atividades como esta para estudantes em diversos níveis de jogo e diversas experiências com a Matemática, baixando o PDF.