logo

@PED - Ações Pedagógicas em Ambientes Digitais

Atualizada em 05/10/17 23:07.

Ação de extensão promove Curso para a Formação de Professores enfocando o uso do Jogos digitais e softwares nas Aulas de Matemática e oficinas com estudantes de escola pública, numa parceria entre a Faculdade de Educação (FE-UFG), o Instituto de Matemática e Estatística (IME-UFG)e a ONG- SETE.

O @PED, "Ações Pedagógicas em Ambientes Digitais", é um projeto de extensão que inaugura uma parceria entre Faculdade de Educação (FE-UFG),  Instituto de Matemática e Estatística (IME-UFG) e ONG-SETE. Foi contemplado com bolsa PROBEC/PROVEC junto ao Edital do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura - PROBEC 2017/18 e do Programa de Voluntários de Extensão e Cultura - PROVEC 2017/18.

logo

Sob a coordenação geral da Professora Maria de Fátima Teixeira Barreto (FE/UFG) e Elisabeth Cristina de Faria  o @PED é uma continuidade do projeto PEDAJOGO- projeto que investigava potencialidades pedagógicas em jogos de entretenimento- encerrado no final do primeiro semestre de 2017. O @PED contempla ações para formação do professor em geral, estudantes de Pedagogia, de Matemática e outras licenciaturas, além de atingir o público do Ensino Básico. Os primeiros, educadores em formação inicial ou continuada, estudam, planejam, realizam e acompanham atividades mediadas por jogos digitais, softwares e aplicativos; os segundos, em torno de 100 crianças e adolescentes da primeira e segunda fase do Ensino Fundamental, participam de oficinas pedagógicas para o estudo de Matemática, leitura e escrita mediado por jogos digitais, aplicativos e softwares que ocorrem na ONG SETE.

A SETE é uma ONG que atua há mais de 20 anos no Setor Madre Germana II em Goiânia, e realiza atividades educativas para diversas crianças e adolescentes da comunidade local, todos estudantes de escola pública. O projeto de extensão cumpre, assim, um papel social importante, ao levar para estes estudantes uma proposta em educação matemática, leitura e escrita a partir das mídias digitais.

O  @PED é também campo de estágio para estudantes de Pedagogia (sob coordenação da prof. Wanessa Gabassa - FE/UFG) e de Matemática (sob coordenação da prof. Elisabeth Cristina de Faria e Janice Pereira Lopes - IME/UFG), e é claro, ambiente para realização de atividade de extensão, com alunos PROBEC e PROVEC dos cursos de Pedagogia, Matemática e Letras.

A comunidade em geral, professores e estudantes de licenciatura e pós Graduação tem no @PED um ambiente para formação inicial e continuada, e para coleta de dados para investigações envolvendo mídias digitais.

O @PED conta com o apoio do LabIN- Laboratório de Educação Tecnologia e Inclusão-FE/UFG e LEMAT- Laboratório de Educação Matemática- IME/UFG para a realização das oficinas pedagógicas. O LabIN disponibiliza a sala de reuniões e computadores e tablets para a realização das atividades; o LEMAT disponibiliza sala de reuniões, computadores e materiais pedagógicos. Para este semestre estão previstas as seguintes atividades:

Oficinas para formação de estudantes de licenciatura e professores da Educação Básica

Reuniões semanais para estudo de teorias sobre jogos, softwares e aprendizagens matemáticas, com orientação para a elaboração de atividades que encaminham o estudante para a linguagem e  regularidades matemáticas.

VOCÊ PODE SE INSCREVER A QUALQUER MOMENTO e INICIAR SEU CURSO SEMPRE NA PRIMEIRA SEMANA DO MÊS. O CURSO PREVÊ 6 ENCONTROS.

Onde I: sala 234 - Faculdade de Educação (LabIN- Laboratório de Educação Tecnologia e Inclusão)

Dias: às quintas-feiras (exceto  28-09; 09-11)

Onde II: LEMAT -Laboratório de Educação Matemática do IME-UFG

Dias: Nos dias 22-09; 06-10; 27-10;17-11; 01-12; 15-12 DE 2017. As datas de 2018 serão divulgadas.

Planejamento Geral:

- Orientações para intervenções pedagógicas mediadas por atividades elaboradas a partir de vivência com jogos e softwares;

- Estudos de textos e videos sobre o números e operações no Ensino Fundamental; Jogos, tecnologias e aprendizagem da Matemática.

- Elaboração de atividades a partir de jogos, aplicativos, softwares e ambientes digitais para o estudo da Matemática no Ens. Fundamental

Certificação: após 6 encontros, os participantes receberão certificação de 20 horas e poderão, caso desejem continuar seus estudos,  compor a equipe permanente de trabalho do projeto.

Como Participar: estudantes de licenciatura e professores da Educação Básica poderão se inscrever a qualquer momento, bastando para tanto preencher ficha de inscrição AQUI e comparecer no local de sua escolha para participar da formação.

Grupo Criança

Oficinas para Formação de Estudantes da Educação Básica

Onde: SETE - ONG Setor Madre Germana II

Dias: toda segunda e quarta feira, manhãs e tardes (a partir de 14 -08-2017).

Planejamento Geral:

Vivência de Jogos de entretenimento ou pedagógicos e experiências com aplicativos e softwares seguido de atividades pedagógicas elaboradas por professores e estudantes de Licenciatura da UFG.

Como Participar:

Estudantes do Ensino Fundamental poderão se inscrever para as oficinas na sede da SETE, nas segundas e quartas feiras.

Educadores em formação interessados em serem voluntários desta ação devem comunicar com o coordenador pedagógico da ONG SETE, João Paulo Godoy, através do e-mail: jpmgodoy@gmail.com.

Fique atento para as atividades futuras do @PED.