logo

@PED - Ações Pedagógicas em Ambientes Digitais

Updated at 06/28/18 16:37 .

Ação de extensão promove Curso para a Formação de Professores enfocando o uso do Jogos digitais e softwares nas Aulas de Matemática e oficinas com estudantes de escola pública, numa parceria entre a Faculdade de Educação (FE-UFG), o Instituto de Matemática e Estatística (IME-UFG)e a ONG- SETE.

O @PED, "Ações Pedagógicas em Ambientes Digitais", é um projeto de extensão que inaugura uma parceria entre Faculdade de Educação (FE-UFG),  Instituto de Matemática e Estatística (IME-UFG) e ONG-SETE. Foi contemplado com bolsa PROBEC/PROVEC junto ao Edital do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura - PROBEC 2017/18 e do Programa de Voluntários de Extensão e Cultura - PROVEC 2017/18 e para o ano de 2018/2019 bom bolsa de iniciação à Extensão e Cultura por meio de convênio entre UFG e SETE.

logo

O projeto esteve sob a coordenação geral das Professoras Maria de Fátima Teixeira Barreto (FE/UFG),  Elisabeth Cristina de Faria (IME/UFG) e Janice Lopes (IME/UFG) em 2017/2018. Entre os anos de 2018-1 e 2019, estará sob a coordenação das professoras Janice Lopes (IME/UFG) e Maria de Fátima Teixeira Barreto (FE/UFG).

Em sua origem, o @PED é uma continuidade do projeto PEDAJOGO- projeto que investigava potencialidades pedagógicas em jogos de entretenimento- encerrado no final do primeiro semestre de 2017. Seus propósitos se ampliam a partir de então: @PED contempla ações para formação do professor em geral, estudantes de Pedagogia, de Matemática e outras licenciaturas, além de atingir o público do Ensino Básico. Os primeiros, educadores em formação inicial ou continuada, estudam, planejam, realizam e acompanham atividades mediadas por jogos digitais, softwares e aplicativos; os segundos, em torno de 100 crianças e adolescentes da primeira e segunda fase do Ensino Fundamental, participam de oficinas pedagógicas para o estudo de Matemática, leitura e escrita mediado por jogos digitais, aplicativos e softwares que ocorrem na ONG SETE.

A SETE é uma ONG que atua há mais de 20 anos no Setor Madre Germana II em Goiânia, e realiza atividades educativas para diversas crianças e adolescentes da comunidade local, todos estudantes de escola pública. O projeto de extensão cumpre, assim, um papel social importante, ao levar para estes estudantes uma proposta em educação matemática, leitura e escrita a partir das mídias digitais.

O  @PED é também campo de estágio para estudantes de Pedagogia (FE/UFG) e de Matemática (IME/UFG), e é claro, ambiente para realização de atividade de extensão, com alunos PROBEC e PROVEC dos cursos de Pedagogia, Matemática e Letras.

A comunidade em geral, professores e estudantes de licenciatura e pós Graduação tem no @PED um ambiente para formação inicial e continuada, e para coleta de dados para investigações envolvendo mídias digitais.

O @PED conta com o apoio do LabIN- Laboratório de Educação Tecnologia e Inclusão-FE/UFG e LEMAT- Laboratório de Educação Matemática- IME/UFG para a realização das oficinas pedagógicas. O LabIN disponibiliza a sala de reuniões e computadores e tablets para a realização das atividades; o LEMAT disponibiliza sala de reuniões, computadores e materiais pedagógicos.

Conheça as atividades realizadas no primeiro semestre de 2018.

Conheça as atividades previstas para o segundo semestre de 2018.