Apresentação

As mudanças que se estabelecem na sociedade repercutem nos espaços escolares, solicitando dos professores e pesquisadores novos modos de se relacionar e lidar com a informação. A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás tem uma trajetória de  formação que possibilita uma compreensão dessa realidade, orientando para uma atuação crítica frente ao uso das tecnologias. O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Inclusão e Novas Tecnologias – LabIN –, criado em agosto de 2013, dá continuidade a esta trajetória tal como se explicita nos seus objetivos.

A Equipe propositora do LabIN (2013-2015) entende que a formação do professor deve englobar uma compreensão acerca da diversidade de condições de existência e uma capacitação em relação às novas tecnologias da comunicação e seu uso na educação, como um modo de atentar para os desafios atualmente colocados. Esta formação ampliada tem sido buscada em parcerias para o desenvolvimento de projetos que venham contribuir para uma inclusão social e tecnológica que se inicia no ambiente interno da FE e que se expande para os vários espaços educacionais, por meio da atuação dos professores e pesquisadores que aqui se formam.

A proposta de trabalho para 2013-2015, prevê apoio a projetos de extensão e pesquisa, iniciação científica e iniciação á docência, bem como atividades de formação inicial e continuadas para o uso de tecnologias diversas com fins pedagógico.

O LabIN disponibiliza uma infraestrutura de apoio a pesquisadores para realizarem oficinas e cursos com propósito de promover inclusão digital com professores e estudantes e a coleta de dados para pesquisas envolvendo as discussões em torno do uso de tecnologias e leitura crítica das mídias.