Curso Pesquisa Qaulitativa

Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos em Educação

Atualizada em 09/05/17 20:06.

PESQUISA E ANÁLISE DE DADOS QUANTITATIVOS EM EDUCAÇÃO

CARGA-HORÁRIA: 64 horas/aula (oito encontros oito presenciais e oito com estudos dirigidos)
NÚMERO DE ALUNOS: 20 no máximo
DIA/HORÁRIO/LOCAL: segunda-feira, 14h às 18h, no LabIN, sala 239, FE/UFG.
MÊS/DATAS: MAIO (22); JUNHO (05, 12, 19); JULHO (03, 10); AGO (21); SET (04)
PROFESSORES: Ricardo A. G. Teixeira e Prof. Dr. Thiago Alves (UFPR)

PÚBLICO ALVO: ESTUDANTES E PROFESSORES DE PÓS-GRADUAÇÃO

EMENTA
Organização de banco de dados de pesquisa; tipos de variáveis, interfaces e tipos de arquivos; geração, consolidação e junção de novas variáveis; uso de sintaxes; elaboração de gráficos; limites e possibilidades da estatística na pesquisa em educação; fontes de dados quantitativos; elaboração de questionários; tipos de questões; estruturação dos dados do questionário; estatística descritiva e introdução à estatística inferencial. Utilização de softwares para análises estatísticas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I – Aspectos gerais do uso de software em análises estatísticas
1.1. Dados, casos, variáveis e informações
1.2. Tipos de variáveis
1.3. Imputação e tabulação de dados
II – Trabalhando com as bases de dados
2.1. Contagem e classificação de dados
2.2. Agrupamento em classes
2.3. Criação de novas variáveis
2.4. Seleção de parte das bases de dados
2.5. Exploração de dados
2.6. Consolidação de dados
III – Questionário
3.1. Elaboração de questionário;
3.2. Tipos de questões;
3.3. Desenho da pesquisa (estratégias de coleta);
3.4. Cálculo de amostragem;
3.5. O campo de investigação;
IV – Análises estatísticas
4.1. Construção, tipos e interpretação de gráficos
4.2. Visão geral das técnicas estatísticas
4.3. Estatística descritiva
4.4. Bases da estatística inferencial


ESTRATÉGIAS DA FORMAÇÃO
As unidades temáticas serão desenvolvidas a partir de exposição de conteúdos, discussões sobre métodos e práticas de pesquisa, resolução de exercícios e análises de bases de dados previamente preparadas ou em organização. A participação, interação e envolvimento dos integrantes do grupo de trabalho em todo o processo será essencial na condução da formação.

AVALIAÇÃO
A avaliação se dará no transcurso dos encontros, sendo observada a participação e envolvimento em atividades propostas. A nota final será obtida a partir da somatória das atividades realizadas.

FREQUÊNCIA
Será certificado os cursistas que obtiverem frequência mínima de 75%.

Inscrição AQUI